• Idioma Language

Informações

Corrida 10 km

Dez

30

Corrida 10 km

Av. da Liberdade, Lisboa
17h30

Bem-vindos

A El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa é um evento organizado pela HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, que decorre anualmente no mês de dezembro - ao longo das nove edições, já tivemos o prazer de receber mais de 60.000 atletas!

Este ano a prova comemora 10 edições e realiza-se pelas 17h30. No último sábado do ano, 30 dezembro, poderá desfrutar do pôr-do-sol junto ao rio e passar em algumas das ruas que ainda se encontram iluminadas pelo espírito natalício.

A prova conta com a certificação 5 estrelas da European Athletics e terá a Avenida da Liberdade - uma das principais artérias da capital - como palco de partida e de chegada.

Este evento é muito mais do que uma simples corrida, uma vez que a HMS Sports tem como objetivo promover uma maior consciência sobre os benefícios da prática desportiva, juntando várias frentes sociais num projeto que pretende desenvolver hábitos de vida saudáveis. Um mês antes do grande dia, são levados a cabo treinos de preparação no "pulmão da cidade" - Parque Florestal de Monsanto. Nos primeiros três sábados de dezembro, todos os amantes da corrida poderão juntar-se a nós para uma manhã desportiva agradável, repleta de surpresas.

Aceitam o desafio?

Conheçam os destaques da 10ª Edição da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa:


Décima edição

A El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa surgiu em 2008. Em nove edições, colocou mais de 60.000 atletas a correr ao ritmo da capital, pela Zona Ribeirinha de Lisboa. Este ano, celebra a décima edição pelas 17h30. Estes são os horários para 2017:

  • - 15h00 - Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada
  • - 17h30 - El Corte Inglés São Silvestre Lisboa

Certificação European Athletics:
Quality Road Race ★★★★★

Certificação European Athletics

Este ano a El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa volta a ser uma prova certificada pela European Athletics, com 5 estrelas. O que significa?

De acordo com esta entidade, os padrões de qualidade e segurança da Associação Europeia de Atletismo para corridas de estrada funcionam como uma garantia para os atletas de estrada em toda a Europa. Estes padrões fazem distinção entre as corridas que respeitam os padrões e as que ainda não procuram obter certificação ou avaliação. Estes padrões constituem a base da "Running for All", uma marca sólida e reconhecida para atividades de corrida em toda a Europa.

São 3 os níveis de padrões que englobam todos os tipos e dimensões de provas de estrada:

  • 1 estrela - a corrida cumpre os requisitos mínimos de segurança pessoal e material dos atletas. Indicado para uma corrida com um pequeno número de participantes.
  • 3 estrelas - a corrida garante um bom nível de segurança pessoal e material e disponibiliza serviços com um nível de qualidade satisfatório. Indicado para uma corrida com um grande número de participantes.
  • 5 estrelas - a corrida garante um nível elevado de segurança pessoal e patrimonial e serviços de alta qualidade. Indicado para uma corrida com um número significativo de participantes.

Para atingir os seus padrões, as provas de estrada são avaliadas utilizando um total de 54 categorias que abrangem:

  • - Administração e financiamento
  • - Percurso
  • - Responsabilidades ambientais e sociais
  • - Medição do percurso
  • - Questões médicas
  • - Resultados
  • - Segurança
  • - Serviços
  • - Calendário

Saibam mais em www.european-running4all.org


Blocos de Partida

Para a edição de 2017, a El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa conta com a seguinte divisão dos blocos de partida:

  • Elite B – Atletas com marca inferior ou igual a 37:30 minutos
  • Sub 45 – Tempo inferior ou igual a 45:00
  • Sub 50 – Tempo inferior ou igual a 50:00
  • Sub 60 – Tempo inferior ou igual a 60:00
  • + 60 minutos

Os blocos de partida são de acesso restrito e criados de acordo com o desempenho dos atletas numa prova de 10 km, no último ano.


Vagas

A El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa divide os seus participantes por tempos nos 10 km - Elite B (atletas com uma marca inferior ou igual a 37:30), Sub45, Sub50, Sub60 e +60 minutos.

Para melhorar a experiência de cada atleta, a organização proporciona uma partida por vagas (na prática, irão realizar-se três partidas diferentes para que o percurso não fique muito congestionado).

Aqui fica um resumo sobre como irá funcionar:

  • 1ª Vaga: Elite B + Sub45 + Sub50
  • 2ª Vaga: Sub60
  • 3ª Vaga: +60 minutos

Pacemakers

Para que possa escolher o seu ritmo, a organização põe à sua disposição três pacemakers:

  • 4 min/km - para quem pretende fazer 40 minutos ou menos
  • 5 min/km - para quem pretende fazer 50 minutos ou menos
  • 6 min/km - para quem pretende fazer 60 minutos ou menos

Escolha o seu objetivo e siga o atleta com a bandeira.


Cofidis Campeões do Último Quilómetro

Pode não ganhar a prova, mas poderá ganhar o último quilómetro da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa.

O desafio da Cofidis - Campeões do Último Quilómetro - consiste numa competição nos últimos 1.000 metros - quem serão os mais rápidos?

A Cofidis irá premiar os atletas masculino e feminino mais rápidos a completarem o último quilómetro com um prémio a divulgar oportunamente.


Homens vs Mulheres

Uma competição saudável e única entre atletas de elite que os desafia e os diverte, bem como a quem assiste.

Esta será a nona edição e, até ao momento, com o triunfo em 2016, as Mulheres lideram o ranking com cinco vitórias (Ana Dulce Félix em 2009, 2013 e 2014 | Jéssica Augusto em 2010 e 2016); já os Homens contam com três êxitos (Hermano Ferreira em 2011 e 2015 | Rui Silva em 2012).

Na edição de 2017, as atletas de elite feminina irão partir 02’57” antes da elite masculina (os 02’57” correspondem à diferença entre o tempo do primeiro homem e da primeira mulher a cortar a meta em 2016).

Quem irá vencer?


Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada Desporto e Responsabilidade Social

A El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa também se preocupa com os mais pequenos. Duas horas e meia antes da prova principal de 10 km, irá decorrer um evento feito especialmente para crianças nascidas entre 2004 e 2012 – a Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada.

O objetivo desta iniciativa é motivar os jovens para a prática desportiva. Muito semelhante à prova principal (com dorsais personalizados, t-shirt e medalha), não tem caráter competitivo para não criar qualquer tipo de pressão sobre os mais pequenos - todos têm o número 1 no dorsal e todos são vencedores.

Para além da componente de saúde, a Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada também conta com uma vertente de responsabilidade social. As inscrições revertem na totalidade para a Associação SOL, a qual tem como missão a promoção da igualdade de tratamento e apoio na luta contra a discriminação e na promoção da cidadania e dos direitos do Homem e da Criança.

Monitorização da Sustentabilidade do Evento

A nona edição da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa, realizada a 31 de dezembro de 2016, foi sujeita a processo de Monitorização da Sustentabilidade do Evento por parte da SGS.

No âmbito da Monitorização da Sustentabilidade do Evento, cuja finalidade é planear e monitorizar objetivos que visem a sustentabilidade da prova de edição para edição, a SGS avaliou a prova tendo em conta três pilares:

  • - Social
  • - Ambiental
  • - Económico

Após o evento, foi emitido um relatório técnico de sustentabilidade, no qual constam diversas sugestões de melhorias que a organização irá procurar implementar na décima edição.


Patrocinador Oficial
El Corte Inglés
Gold Sponsor
Cofidis
Parceiros Institucionais
CÂmara Municipal de Lisboa
Turismo de Lisboa
Patrocinadores
Garmin
Associação Mutualista Montepio
Vitalis
Cuf
Hyundai
Doublet Portugal
Europcar
Media Partners
RTP
Rádio Comercial
Jornal A Bola
Sportlife
Apoios Produto
Shoyce
Apoios
Holmes Place
Logo MSE
Organização
HMS Sports